GOÉCIOS                                     

Inspirado na Ars Goetia, essa série traz interpretações de arquidemônios inspirados em diversos textos ocultistas. Goécios, assim chamados os 72 espíritos infernais descritos n’A Chave Menor de Salomão, são encarados aqui com a interpretação antiga da palavra demônio: espíritos que subiam ao nível de daemon, semideuses que podiam trazer o bem ou mal aos homens. Esses goécios, são representados nessa coleção como forças naturais, levando em consideração seus poderes, suas descrições e suas origens. Apesar de alguns demônios da Goetia terem sua contraparte em deuses de diferentes culturas, nessa coleção é levado em conta as descrições ocultistas de cada espírito, preservando um ar sombrio na construção de cada personagem.

Essa série foi publicada pela editora Skript na forma de um baralho, chamado Doppel Demônios da Goetia, e um livro, Bestiário Goeta, onde trago um pouco sobre cada um dos goécios.

 

GOÉCIOS  - FÍGURAS                               

Após criadas as primeiras ilustrações da série Goécios, surgiu a possibilidade de transformar-las em um baralho. Porém, para os demonologistas, cada um dos 72 goécios são categorizados em dois baralhos, entre as cartas 2 e 10.

A idéia inicial, para completar esse baralho e ocupar as chamadas figuras, - às, valete, dama e rei - fui buscar algo que partilhasse dessa mesma simbologia, mas que pudesse ser colocado em uma categoria superior, ou, ao menos diferente dos outros goécios. Sendo 16 figuras em um baralho, para as cartas do valete, foram escolhidos os quatro cavaleiros do apocalipse, por serem a representação da catástrofe. Seguindo essa linha, cheguei naqueles que cobiçaram um maior poder e exerceram sua vontade além da vontade de seu criador, ministrando as ciências aos homens, assim sendo expulsos do paraíso, os anjos caídos. Para alguns teólogos, os anjos imitam o criador, por isso estão divididos em estruturas de sete, sendo popularmente conhecido que, além de Lúcifer, três caíram por inflarem ambições, dois por incorrerem no amor, um por ajudar Lúcifer a alçar-se ao poder e, um último, por razão pouco esclarecida. Enoque relata que, através de Uriel, viu sete estrelas amarradas juntas, se referindo aos sete líderes dos anjos caídos, que foram condenados até que o número infinito dos dias dos seus crimes esteja completo. Sendo o nome dos sete, Azazel, Semihaza, Yekun, Kasbeel, Gadreel, Penemue e Kasyade. Porém quando Lúcifer, a estrela da manhã, caiu, carregou consigo um terço das estrelas do céu, e, para completar todas as figuras do baralho, outros desses anjos caídos, icônicos para essa mitologia, foram adicionados.

Essas últimas ilustrações não fazem parte do Doppel Demônios da Goetia, nem do livro Bestiário Goeta.

- CARTAS MONTADAS - 

Doppel Demônios da

Goetia

bestiário

goeta

Veja outras galerias relacionadas:

Dakinis
2018
Técnica Mista
Tarot
2018
Zodíaco
2019
A Senhora dos Sonhos
2015
Eletrônica
2012
Show More
  • Facebook G.Pawlick escritor
  • Instagram G.Pawlick ilustrador

Ilustrador | Santa Catarina - Brasil

Ilustrador tradicional e digital Brasil Santa Catarina Florianópolis Paraná Curitiba Rio Grande do Sul